Foi C.S Lewis quem disse haver somente duas espécies de homens - aqueles como nós, que dizem sempre a Deus: "seja feita a Tua Vontade, tanto na terra como no céu", e aqueles a quem Deus diz, seja feita a sua vontade. Que pela Graça de Deus sejamos sempre os do primeiro grupo, aqueles que com liberdade ou não, desejam de todo coração que a vontade de Deus sempre prevaleça.
Não creio que o homem sempre tenha liberdade de escolha, principalmente nas raras ocasiões em ele faz a escolha certa, pelo menos não parece que tenha sido assim na conversão de Paulo de Tarso, por exemplo. Todavia, tenho como um erro lógico daqueies que evocam a lógica ao afirmar que a Soberania Divina seja incompatível com a liberdade humana de decidir, visto que Deus é soberano inclusive para conceder tal liberdade aos homens quando esta for a Sua Santa Vontade.
Uma pergunta é necessária - como alguém que só pode conceber as coisas Divinas dentro da perspectiva de sistemas limitados pela lógica humana, irá acreditar que 5 pães e 2 peixes alimentaram mais de 5 mil pessoas?! São semelhantes aqueles saduceus, que por meio de sua narrativa lógica, tentaram refutar a ressurreição dos mortos diante de Nosso Senhor, que lhes respondeu: "Errais, não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário