terça-feira, 5 de agosto de 2025

Somente a Escritura

Disse Nosso Senhor aos saduceus: "Errais, não conhecendo as Escrituras e nem o Poder de Deus!" Mt22.29

Há pouco tempo, não sei precisar exatamente quando, os romanistas finalmente se retrataram com a Reforma, pelo menos em relação às duas primeiras das 95 teses pregadas na porta daquela capela em Wittenberg a 31 de outubro 1517. A despeito de alguns séculos de atraso, reconheçamos, eis aí um pequeno e bom começo tal qual uma semente de mostarda. Hoje, nos regozijamos ao abrir uma Bíblia papista da CNBB impressa pelo menos a partir de 2020 (a que eu tenho) e não encontrarmos mais a palavra "Penitência" como tradução de Μετανοεῖτε e sim a correta - "Arrependimento " como ensinava Lutero no século XVI. 

Como bem disse o reformador em sua tese: "esta expressão (em Mateus 4.17) não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitência, isto é, à confissão e satisfação, a cargo do ofício dos sacerdotes." Penitência - sacramento este, aliás, que jamais foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo ou por algum de seus apóstolos, visto que, como reconhecem agora os próprios papistas, a palavra que o representa não se encontra nas Escrituras. A despeito da suposta infalibilidade de seus oráculos, os romanistas erraram ao suporem mais importantes as ações externas sugeridas pelo latim "𝔭𝔞𝔢𝔫𝔦𝔱𝔢𝔫𝔱𝔦𝔞𝔪" do que a mudança de coração e de mente proposta pelo grego - Μετανοεῖτε, da qual as boas obras externas são consequências necessárias. Este demasiado apego às coisas visíveis é o que tanto ilude a seita das imagens, das esculturas e das imensas catedrais de cuja suntuosa arquitetura os romanistas tanto se orgulham "...que pedras, que construções!" Mc. 13.1

Mas enfim, corrigido o erro da Vulgata, um dos tantos enganos do romanismo, aquele que muito provavelmente deu origem à grande heresia das indulgências, ainda restam outros erros papistas a caírem sob o Golpe Infalível da Verdade, a espada da Palavra de Deus! 

Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Sola Scriptura, Soli Deo Glóira - Nós, pecadores, somos salvos pela Graça de Deus Somente, por meio da Fé somente, em Cristo Jesus Nosso Senhor somente, conforme as Escrituras somente e Para a Glória de Deus somente! Nós cristãos reformados, cristãos bíblicos, não aceitamos outra doutrina senão a que se funda sobre as Escrituras Sagradas, a eterna, imutável, inerrante, infalível, plenária, suficiente Palavra de Deus! Nenhum homem, nenhuma assembleia de doutores, nem sequer anjos têm o direito de prescrever outras novas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Genealogia do Rei – (Mateus : 1: 3-17) por Charles H. Spurgeon

  "A linhagem é composta de homens, mulheres, adultéros, meretrizes, heróis e gentios - e Jesus será o Salvador de todos eles." Co...