sábado, 16 de agosto de 2025

A Genealogia do Rei – (Mateus : 1: 3-17) por Charles H. Spurgeon

 


"A linhagem é composta de homens, mulheres, adultéros, meretrizes, heróis e gentios - e Jesus será o Salvador de todos eles." Cometário a Mt 1.3 -  Bíblia de Estudos NAA

Texto Bíblico, tradução King James, 1611

(…) A porção diante de nós parece uma sequência de nomes e podemos imaginar que ela nos dá pouco alimento espiritual, mas não podemos pensar superficialmente sobre qualquer linha do volume inspirado. Aqui o Espírito coloca diante de nós a genealogia de Jesus e os esboços da árvore genealógica do Rei dos Judeus. É condescendência maravilhosa que seja um homem e tenha uma linhagem aquele “que estava no princípio com Deus”. (...)

1 O livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

É condescendência maravilhosa que seja um homem e tenha uma linhagem aquele que “estava no princípio com Deus” e que “não teve por usurpação ser igual a Deus”! Leiamos cada linha do Livro da geração com grata adoração por termos um Rei que é um conosco em nossa natureza: “Um em laços de sangue com os pecadores”. 

2 Abraão gerou a Isaque, e Isaque gerou a Jacó, e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;

O Pacto foi feito com Abraão, que em sua semente, todas as nações da terra seriam abençoadas. A sua descendência não foi chamada em Ismael, o filho da carne, mas em Isaque, que nasceu segundo a promessa; e, pelo propósito divino, ela fluiu no eleito Jacó, e não no primogênito, Esaú. Observemos e admiremos a soberania de Deus. Nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual nada é dito a respeito de sacerdócio, para que fosse evidente que o seu sacerdócio não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. 

Ainda assim, Cristo veio da nobre tribo de Judá, pois Ele é Rei.

3 e Judá gerou a Perez e Zerá, de Tamar, e Perez gerou a Esrom, e Esrom gerou a Arão; 4 e Arão gerou a Aminadabe, e Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom;

Observe a trilha de sangue impuro que entra em curso por meio do incesto de Judá com Tamar (Gênesis 38). Oh Senhor, Tu és o amigo do pecador! 

5 e Salmom gerou a Boaz, de Raabe, e Boaz gerou a Obede, de Rute, e Obede gerou a Jessé;

Nós observamos que duas mulheres são mencionadas neste quinto versículo: uma cananeia e uma moabita. Assim, sangue gentílico se mistura com a raça hebraica. Nosso Rei veio para derrubar a parede de separação. Como gentios, nos alegramos com isso. Jesus é o herdeiro de uma linhagem na qual flui o sangue da prostituta Raabe e da camponesa Rute; Ele é parente dos caídos e dos humildes e mostrará o seu amor até mesmo aos mais pobres e vis. Eu também posso ter parte e porção n’Ele.

6 e Jessé gerou ao rei Davi, e o rei Davi gerou a Salomão, da que havia sido a esposa de Urias; 7 e Salomão gerou a Roboão, e Roboão gerou a Abias, e Abias gerou a Asa; 8 e Asa gerou a Josafá, e Josafá gerou a Jorão, e Jorão gerou a Uzias; 9 e Uzias gerou a Jotão, e Jotão gerou a Acaz, e Acaz gerou a Ezequias;

A lembrança de Davi e Bate-Seba bem pode comover os nossos corações! O fruto de sua união profana morreu; mas depois do arrependimento, aquela que foi mulher de Urias se tornou a esposa de Davi e mãe de Salomão. 

A graça de Deus foi notória nesse caso, de modo que a linhagem fosse continuada por meio desse casal uma vez culpado; mas o parentesco com a humanidade caída demonstra a graça de nosso Senhor! Nós não investigaremos o mistério da encarnação, mas admiraremos a graça condescendente que estabeleceu o nosso Senhor em tal linhagem.

10 e Ezequias gerou a Manassés, e Manassés gerou a Amom, e Amom gerou a Josias;

Vemos aqui uma linhagem de reis de caráter misto; nenhum deles foi perfeito, e alguns deles foram tão maus quanto a maldade pode ser. Três são completamente omitidos, como pecadores que apenas serviram para ser esquecidos nessa linha sucessória; e isso mostra o quão pouco é ser nascido da vontade do homem, ou da vontade da carne. Nessa especial linha de descendência, a salvação não foi a partir do sangue nem do nascimento. Principalmente, vamos pensar em alguém como Manassés estando entre os ancestrais de nosso Senhor, sugerindo que haver algum dos principais pecadores na linhagem que vem depois dele seria um milagre de misericórdia. Novamente nós afirmamos por meio dessa sua genealogia o quão perto Jesus veio à nossa raça caída! 

11. e Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos aproximadamente no tempo da deportação para a Babilônia.

Pobres cativos, e aqueles que estão presos aos grilhões do pecado, podem ver alguns semelhantes a si mesmos nesta esplêndida ascendência. Eles são prisioneiros da esperança, uma vez que Cristo é nascido de uma raça que já foi deportada para Babilônia. 

12-16 Após a deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel, e Salatiel gerou a Zorobabel; e Zorobabel gerou a Abiúde, e Abiúde gerou a Eliaquim, e Eliaquim gerou a Azor; e Azor gerou a Sadoque, e Sadoque gerou a Aquim, e Aquim gerou a Eliúde; e Eliúde gerou a Eleazar, e Eleazar gerou a Matã, e Matã gerou a Jacó; e Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.

Essas últimas eram pessoas totalmente desconhecidas e insignificantes. Nosso Senhor foi como "raiz de uma terra seca" (Isa 53.2), um rebento do seco tronco de Jessé. Ele colocou pequena importância na grandeza terrena. Cristo deve necessariamente ser da raça humana, mas Ele vem a uma família pobre e não tem um pai renomado, José é um carpinteiro de Nazaré. Ele é o Rei do homem pobre. Ele não desprezará qualquer um de nós, embora a casa do nosso Pai seja pequena em Israel. Ele será condescendente com homens em condição humilde. 

Maravilha das maravilhas; a Palavra por quem todas as coisas foram feitas fez-se carne e habitou entre nós! Ele nasceu de uma mãe humana, a humilde virgem Maria. "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas". Heb 2.14. Nossos corações deveriam ungir com o doce perfume do amor e louvar a bendita cabeça daquele que se chama o Cristo, o ungido. 


Publicado Seg. 09/10/2023, 09:57, atualizado 17/08/2025, 08:20

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Somente a Escritura

Disse Nosso Senhor aos saduceus: "Errais, não conhecendo as Escrituras e nem o Poder de Deus!" Mt22.29

Há pouco tempo, não sei precisar exatamente quando, os romanistas finalmente se retrataram com a Reforma, pelo menos em relação às duas primeiras das 95 teses pregadas na porta daquela capela em Wittenberg a 31 de outubro 1517. A despeito de alguns séculos de atraso, reconheçamos, eis aí um pequeno e bom começo tal qual uma semente de mostarda. Hoje, nos regozijamos ao abrir uma Bíblia papista da CNBB impressa pelo menos a partir de 2020 (a que eu tenho) e não encontrarmos mais a palavra "Penitência" como tradução de Μετανοεῖτε e sim a correta - "Arrependimento " como ensinava Lutero no século XVI. 

Como bem disse o reformador em sua tese: "esta expressão (em Mateus 4.17) não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitência, isto é, à confissão e satisfação, a cargo do ofício dos sacerdotes." Penitência - sacramento este, aliás, que jamais foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo ou por algum de seus apóstolos, visto que, como reconhecem agora os próprios papistas, a palavra que o representa não se encontra nas Escrituras. A despeito da suposta infalibilidade de seus oráculos, os romanistas erraram ao suporem mais importantes as ações externas sugeridas pelo latim "𝔭𝔞𝔢𝔫𝔦𝔱𝔢𝔫𝔱𝔦𝔞𝔪" do que a mudança de coração e de mente proposta pelo grego - Μετανοεῖτε, da qual as boas obras externas são consequências necessárias. Este demasiado apego às coisas visíveis é o que tanto ilude a seita das imagens, das esculturas e das imensas catedrais de cuja suntuosa arquitetura os romanistas tanto se orgulham "...que pedras, que construções!" Mc. 13.1

Mas enfim, corrigido o erro da Vulgata, um dos tantos enganos do romanismo, aquele que muito provavelmente deu origem à grande heresia das indulgências, ainda restam outros erros papistas a caírem sob o Golpe Infalível da Verdade, a espada da Palavra de Deus! 

Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Sola Scriptura, Soli Deo Glóira - Nós, pecadores, somos salvos pela Graça de Deus Somente, por meio da Fé somente, em Cristo Jesus Nosso Senhor somente, conforme as Escrituras somente e Para a Glória de Deus somente! Nós cristãos reformados, cristãos bíblicos, não aceitamos outra doutrina senão a que se funda sobre as Escrituras Sagradas, a eterna, imutável, inerrante, infalível, plenária, suficiente Palavra de Deus! Nenhum homem, nenhuma assembleia de doutores, nem sequer anjos têm o direito de prescrever outras novas!


A Genealogia do Rei – (Mateus : 1: 3-17) por Charles H. Spurgeon

  "A linhagem é composta de homens, mulheres, adultéros, meretrizes, heróis e gentios - e Jesus será o Salvador de todos eles." Co...